top of page
«A música é o vernáculo da alma humana»​
Geoffrey Latham

​João Reis (Barítono)



É natural do Porto e nasceu em 17 de Novembro do ano de 1987. Por volta dos 10 anos, fortemente influenciado pelo seu pai, amante de música, começou os seus estudos musicais em piano e, dois anos mais tarde, em guitarra clássica.
Quando acabou o 12º ano, com 18 anos, decidiu entrar no Ensino Superior, enveredando pela Engenharia Mecânica, no Instituto Superior de Engenharia do Porto. Por esta altura os seus estudos musicais foram interrompidos, mas por pouco tempo, pois foi aceite como coralista no Coro Polifónico da Lapa, sendo este um ponto de viragem na sua carreira académica. Abandonando a Engenharia e decidido a seguir Música, recomeçou os seus estudos musicais na Igreja da Lapa, sob a tutoria do Mestre-Capela Filipe Veríssimo, estudando Teoria Musical, Canto com Vítor Sousa e Piano com Daniel Gonçalves. No ano seguinte, concorreu à Escola das Artes da Universidade Católica e ingressou no Curso de Canto, na classe de António Salgado e Sofia Serra. Foi aperfeiçoando a sua técnica vocal, frequentando Master Classes com Laura Sarti e Susan Waters.
Como elemento do Coro Polifónico da Lapa, interpretou a Oratória de Natal, Magnificat e a cantata 147 de J. S. Bach, Requiem de Mozart, participou na estreia mundial da Paixão de Jesus Cristo Segundo S. João e no Poema Coral Sinfónico “Portugal”, de Pe. Ferreira dos Santos, na Missa “da Coroação” de Mozart, entre outras. Como aluno de Música, participou em vários concertos com obras de Buxtehude, Luís de Victoria, Bach, Puccini, Rheinberger, Poulenc, Palestrina, Duarte Lobo, Purcell, Sweelick, Frescobaldi, Duruflé, entre outros.
Em 2009, estreou-se como solista interpretando a Missa “da Coroação” de Mozart, acompanhado por Vítor Sousa (tenor), Ana Calheiros (contralto) e Rita Venda (soprano). Foi solista noutras missas de Mozart e de Gounod, sob a direção de Filipe Veríssimo e é Salmista na Igreja da Lapa.
No Coro Polifónico, para além de coralista, ensaia com regularidade o naipe dos baixos na preparação das obras.
Mais recentemente, participou na ópera Don Giovani de Mozart, incluído no coro OperaNorte/CEOTM-UA, sob a direção do maestro António Saiote. Num evento chamado “Evangelizar com Música”, onde se interpretaram duas obras de Pe. Ferreira dos Santos, foi solista na segunda peça, sob a direcção do maestro Pe. Ferreira dos Santos e interpretou, também como solista, “Via Crucis” de Franz Lizst, as Cantatas BWV 21 e 152 de Bach e o “Requiem” de Fauré, como solista, sob a direção do maestro Filipe Veríssimo.
Acabou a Licenciatura em Canto em 2012, estando neste momento a frequentar o Mestrado em Ensino na Universidade Católica do Porto.
Participou com o grupo Capella Duriensis na Temporada de Música dos Açores em 2012, sob a direção de Jonathan Ayerst.

João Ribeiro (Tenor)

João Ribeiro nasceu no Porto a 5 de Fevereiro de 1989. Iniciou os estudos musicais
aos 6 anos na escola de música da Igreja da Lapa, onde teve aulas de formação musical, flauta de Bisel, Xilofone e participação no coro de pequenos cantores sob orientação do professor Joaquim Marçal.
Aos 14 anos ingressou no coro de jovens da Igreja da Lapa sob direção de Pe. Agostinho Pedroso. Mais tarde, com 18 anos passou para o coro Polifónico da Lapa, participando como coralista na estreia mundial da paixão de Jesus cristo segundo S. João e no poema coral sinfónico “Portugal” de Pe. Ferreira dos Santos, na Oratória de natal e Magnificat de Bach, na Missa de Coroação e Requiem de Mozart, entre outros.
Como solista interpretou obras como a Missa Pastoralis de Jakub Jan Ryba, Missa “Te Deum Laudams” de L. Perosi, Via Crucis de Franz Liszt.
Em 2012 ingressou no Lux Cantorum e, neste âmbito, tem realizado formação vocal
com Alexandra Costa.
É licenciado em Educação Física e Desporto e atualmente frequenta o Mestrado em
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Ana Miguel Silva (Contralto)


Natural de Matosinhos. Aos seis anos de idade iniciou os seus estudos musicais – piano e formação musical - na Escola de Música da Paróquia de Perafita. Em 2003 ingressou no Curso Preparatório da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos do Porto/Centro de Cultura Católica, onde ampliou o estudo de piano, formação musical, canto e coro. No mesmo ano tornou-se membro do Grupo Coral Renascer da paróquia de Custóias como coralista.
No ano de 2005 concluiu o curso supracitado e ingressou no Curso Geral da mesma escola onde estudou direção coral, harmonia e Órgão com António Mário Costa; História da Música Sacra com Pe. Agostinho Pedroso; Liturgia com Pe. Peixoto, entre outras. Paralelamente, tornou-se maestrina do grupo coral acima referido, tendo participado e promovido diversas atividades em vários pontos do país.

 

Organista e membro do Conselho Paroquial de Custóias, participou em diversos colóquios sobre Formação Litúrgica para músicos promovidos pelo Secretariado Diocesano de Liturgia do Porto e pela vigararia de Matosinhos.
Desde 2009 é membro do Coro Polifónico da Lapa, dirigido por Filipe Veríssimo, tendo, na qualidade de coralista, interpretado reportório de diferentes períodos da História da Música – desde canto gregoriano a obras contemporâneas (Pe. Ferreira dos Santos, John Rutter…), passando por obras de Palestrina, T. L. Victoria, Bach, Mozart, entre muitos outros.
Paralelamente, também nesta instituição, tem realizado algumas obras como solista, das quais se destacam: Missa Pastoralis de Jakub Jan Ryba, Via Crucis de Franz Liszt e Missa Brevis de Leo Delibes.
Em 2012 ingressou no Lux Cantorum e, neste âmbito, tem realizado formação vocal com João Reis.
É licenciada em Educação Básica pela Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Em 2012 concluiu o Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação do Porto.

Alexandra Quinta e Costa (Soprano)



Nasceu a 19 de Março de 1991 em Barcelos e desde muito cedo, com apenas 3 anos de idade, demonstrou aptidão e grande interesse pela música, tendo formação em vários instrumentos.
Em 2008, frequentou o curso de música, variante de execução Canto, na Academia de Esposende com o professor Pedro Teles e, no mesmo ano, fez uma master class com o Professor Doutor António Salgado.
Em 2009 iniciou a licenciatura no Curso de Música com especialização em Canto, da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, sob orientação dos Professores Doutores António Salgado e Sofia Serra.
Ainda no mesmo ano, entrou para o Coro Polifónico da Lapa, onde canta sob a batuta do Mestre Capela Filipe Veríssimo, tendo participado no Requiem de Mozart, Magnificat de Bach, entre outras obras de renome. Como elemento desta formação coral, teve a oportunidade de cantar na missa celebrada pelo Papa Bento XVI, aquando da sua visita a Portugal em 2010, e de conhecer músicos de renome internacional como o maestro alemão Johannes Skudlik, o organista titular de Nôtre Dame, Olivier Latry, e o organista e compositor Jean Guillou, entre outros. Foi solista nas duas obras Via Crucis de Franz Liszt e Mistério Pascal da autoria do Padre Ferreira dos Santos.
Tem aperfeiçoado a sua técnica vocal com ilustres cantoras como Laura Sarti, Susan Waters e Muriel Corradini, e pela frequência de vários cursos de canto e de interpretação musical. A convite do Professor Doutor António Salgado e como elemento do Coro Interuniversitário, participou também na Nona Sinfonia de Beethoven (2010) e na Ópera D. Giovanni de Mozart (2011), projectos sob a direcção artística e musical do maestro António Saiote.
Actualmente, frequenta o Mestrado de canto, via ensino, na Universidade Católica Portuguesa.

bottom of page